PREFEITO FALA SOBRE ENCAMPAÇÃO DOS SERVIÇOS DA COPASA
Nesta segunda-feira (26), o prefeito Filipe Carielo, de Carmo do Rio Claro, utilizou a tribuna da Câmara Municipal para defender o projeto de lei que está no legislativo e que permite a encampação dos serviços atualmente realizados pela COPASA, no município.
A encampação, em resumo, refere-se à prefeitura assumir os serviços que são prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais. A administração já teve o aval da Câmara para encampar o serviço de esgoto e agora espera ser aprovado pelos vereadores o serviço também de tratamento e fornecimento de água.
Filipe disse que na região há municípios que instituíram autarquias e que nessas cidades o valor pago é de cerca de 1/3 do que é pago à COPASA.
Em 2019 no seu mandato de vereador, Filipe apresentou um projeto de lei que, segundo ele naquela ocasião, o prefeito poderia rescindir o contrato com a COPASA imediatamente. Agora, Filipe disse que o processo ainda será demorado e haverá muita discussão até que a prefeitura assuma o serviço.
Filipe ressaltou que a prefeitura terá que apresentar capacidade técnica de que o município “dá conta” do serviço. Além disso, terá que ser pago cerca de R$ 21 milhões para a Copasa no caso da encampação do esgoto e quase R$ 3 milhões para a água.