Destaques

PREFEITURA DE PASSOS NEGA TER APLICADO DOSES VENCIDAS CONTRA A COVID

A Coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Passos, Paula Fabiana Tavares Freitas Santos, negou no final da tarde desta sexta-feira (2), que a cidade de Passos tenha aplicado doses da vacina AstraZeneca contra COVID-19 com data de validade vencida na população.

Segundo a diretora, a informação veiculada nesta sexta-feira pelo jornal Folha de São Paulo que aponta aplicação de 24 doses vencidas em Passos, sendo 23 no PSF Nossa Senhora das Graças e 1 no PSF São Francisco não procede. A reportagem causou grande repercussão ao afirmar que ao menos 26 mil doses da AstraZeneca fora da validade foram aplicadas em 1.532 municípios, dentre eles a cidade de Passos.

“Este fato que está tendo repercussão na internet hoje é o mesmo que aconteceu tempos atrás e já havíamos explicado. Houve um erro na digitação no site do Ministério da Saúde de um dígito do código da vacina e o sistema não permitia a correção. Imediatamente assim que detectamos o erro de digitação comunicamos a Superintendência Regional de Saúde de Passos e posteriormente o Ministério da Saúde e ficamos aguardando a liberação da correção no sistema, o que ocorreu apenas agora”, tranquilizou a diretora.

Segundo ela, a população pode ficar tranquila que nenhuma dose vencida foi ministrada em Passos. “As doses passam por um rigoroso controle da Secretaria de Estado de Saúde através da Superintendência Regional de Saúde antes de ser disponibilizada para o município. Além disso, como vem poucas doses, elas são aplicadas imediatamente, não há o menor risco de ficar doses guardadas a ponto de vencer”, frisou a responsável pela Epidemiologia do Município.

Via Marcelo Augusto.