Informação com Credibilidade

Destaques

PREFEITURA DE POÇOS ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE HOSPITAL DO CÂNCER

A Prefeitura anunciou na manhã desta terça-feira (14) a construção do Hospital do Câncer em Poços de Caldas (MG). A ideia é que o prédio seja construído ao lado do Hospital da Santa Casa da cidade, em um espaço onde atualmente está em funcionamento um estacionamento, em frente a entrada de urgência e emergência.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Azevedo durante coletiva de imprensa, onde ainda estiveram presentes secretários municipais e os representantes do Hospital da Santa Casa, que parabenizaram a iniciativa da Prefeitura.

“É algo extremamente necessário e que há muito tempo temos lutado para conseguir. O prefeito Sérgio tem feito um trabalho excepcional e nós estamos ao lado de toda a equipe, para que possamos concretizar este sonho, com o Hospital do Câncer na cidade”, comentou o diretor superintendente da Santa Casa de Poços, Ricardo Sá.

O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Azevedo durante coletiva de imprensa em seu gabinete. — Foto: Prefeitura de Poços de Caldas

Terreno à venda

 

Na oportunidade, o prefeito explicou que toda a obra será realizada com verba da própria prefeitura. Para isso, um terreno localizado na Zona Oeste do município, que hoje está ocioso e sem uso algum, será colocado à venda e a verba será destinada para a construção do hospital. O terreno está avaliado em R$ 25 milhões.

O terreno conta com uma área aproximada de 40 mil metros quadrados, e está localizado entre os bairros Jd. Europa e Jd. Country Club, atrás da Garagem Municipal. O terreno está avaliado em R$ 25 milhões.

“São cerca de 10 anos que se fala da construção do Hospital do Câncer, inúmeras promessas, mas o projeto nunca saiu do papel. Sabendo da importância desta obra para Poços de Caldas, buscamos a solução e vamos desenvolver todos estes esforços aqui na cidade. A Prefeitura tem inúmeros terrenos que estão ociosos. Vamos vender um desses terrenos sem serventia nenhuma à população e que tem uma alta avaliação, até devido a sua localização e assim que for vendido, destinaremos o valor para a obra. Nada de promessa, é algo concreto e que vamos desenvolver,” anunciou o prefeito Sérgio Azevedo.

O projeto de venda será enviado à Câmara Municipal de Vereadores para aprovação. Diversos vereadores também participaram na coletiva. O presidente da Casa, vereador Marcelo Heitor reiterou o apoio ao projeto.

“Nós queremos deixar aqui nosso total apoio sobre o projeto do Hospital do Câncer. Assim como em outras oportunidades, não faltará empenho de cada um dos vereadores, para que possamos o mais rápido possível realizar a aprovação”, afirmou.

Para o secretário municipal de Saúde, Dr. Carlos Mosconi, com a construção não só os pacientes da cidade ganham, mas de toda região.

“Realmente é um tema que se arrasta há muitos anos. Em 2012 chegou a ser lançada de forma simbólica no terreno que seria construído o novo hospital, a Pedra Fundamental por parte do Governo do Estado, mas por uma série de fatores o projeto não teve andamento e ficou parado. Felizmente temos agora essa boa notícia, onde a própria Prefeitura empenhará esforços para que o Hospital do Câncer seja construído, todos os pacientes saem ganhando, de Poços e região”, afirmou o secretário.

Alta demanda

 

O diretor técnico da Oncologia Clínica da Santa Casa, Dr. Tobias Engel, citou a alta demanda de atendimento encontrada anualmente no setor. Ele afirmou que são quase 7 mil atendimentos por ano, sendo 150 a 200 pacientes por dia.

“Felizmente a Unacon (Unidade de Atendimento de Alta Complexidade em Oncologia), presta um excelente atendimento, mas a demanda diária é muito alta e precisamos ampliar. Temos uma média de 150 a 200 pacientes por dia, em um ano são quase 7 mil atendimentos realizados, onde cerca de 60% destes pacientes são daqui do município e os demais, de outras cidades. São aproximadamente 25 mil procedimentos, entre clínicos e cirúrgicos, desenvolvidos no setor, portanto o Hospital será fundamental para que Poços continue e amplie o atendimento.”

Via G1 Sul de Minas