Principais

PREFEITURA DIVULGA NOTA DE ESCLARECIMENTO

Após questionamentos feitos por carmelitanos que tiveram familiares transferidos para tramento da COVID-19 e pagaram por exames feitos de tomografia, a prefeitura de Carmo do Rio Claro divulgou uma nota de esclarecimento sobre o assunto.
Veja a nota na íntegra:
“A Prefeitura Municipal esclarece que as transferências de pacientes por Covid-19 para outros municípios, são realizadas através do SusFácil, sistema que regula estas transferências de maneira gratuita.
Após o questionamento de familiares de pacientes internados na Santa Casa de Boa Esperança a respeito de cobrança no exame de tomografia, a Secretaria Municipal de Saúde entrou em contato com a Santa Casa para averiguar o ocorrido.
A Santa Casa de Boa Esperança informou que apesar de possuir leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) não dispõe do aparelho utilizado na realização da Tomografia do Pulmão, mais conhecida como Tomografia Computadorizada do Tórax, que é uma importante aliada para avaliar a situação e evolução da Covid-19, doença que acomete especialmente os pulmões.
Constatada a necessidade deste exame, a equipe médica comunica à família acerca da importância da tomografia para averiguar o quadro clínico do paciente, sendo assim, a família opta ou não pelo custeio da realização do exame, realizado por clínica particular.
Aos pacientes internados em Carmo do Rio Claro, que necessitem da realização deste exame de tomografia, o município consegue custear em Passos ou Alfenas, por meio de convênios já existentes. Porém, quando o paciente é transferido para outras localidades, como por exemplo, Boa Esperança este custeio não é possível, ficando sob a responsabilidade do hospital que aceitou a internação.
Entendendo a gravidade desta doença o município de Carmo do Rio Claro disponibiliza todo suporte necessário que é possível oferecer quando o paciente está internado no município ou em municípios que a prefeitura tem convênio. Sendo que após o retorno dos pacientes é ofertado inclusive o tratamento pós-covid, realizado por Fisioterapeuta e Pneumologista.
O município busca ampliar os municípios conveniados para ofertar custeio de exames não pagos pelo SUS.”