Informação com Credibilidade

Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesEducaçãoNotícias

PREFEITURA PROPÕE MUNICIPALIZAR A ESCOLA GERALDO (VÍDEO)

A prefeitura de Carmo do Rio Claro está propondo a municipalização da Escola Estadual Geraldo de Andrade Vilela. O assunto foi discutido na tarde desta quinta-feira (26), em uma reunião com professores da escola.

Estiveram presentes o prefeito Filipe Carielo, a Secretaria Municipal de Educação Lenise de Souza, o Assessor Jurídico Tiago de Castro Achar e a Superintendente Regional de Ensino Lael Helena Keller Souza. A convite dos professores, a vereadora Najara Ávila também participou da reunião.

Lael disse que o plano de municipalização do Estado vai até 2028. Porém, essa proposta pedida pela prefeitura tem até julho para ser aprovada. Ela ressaltou que o município já tem R$ 1,7 milhão da municipalização da escola Santo Antônio e cobrou que o município invista logo o dinheiro.

Sobre a escola Geraldo Vilela, de acordo com o prefeito Filipe Carielo, o município poderá receber R$ 6.434.000,00 (seis milhões, quatrocentos e trinta e quatro mil reais), com a municipalização da escola.  O valor deverá ser gasto exclusivamente com a Educação do município e será pago em 3 parcelas, após as eleições deste ano.

A proposta é que o valor seja usado na aquisição de 2 ônibus escolares, ampliação da Escola Municipal Maria Goulart, reforma das escolas Geraldo de Andrade Vilela e Santa Luzia, além da creche no distrito do Itaci.

Filipe destacou que, apesar do valor robusto da compensação oferecida pelo Estado, o mais importante é o material humano. O chefe do Executivo disse também que irá estudar caso a caso especificamente para que os professores não sejam prejudicados com a mudança.

O professor Artur José Oliveira Teixeira de Castro disse que eles estão preocupados e que o assunto ainda precisará ser bastante discutido.

Veja o vídeo: