Informação com Credibilidade

Destaques

PRESIDENTE DA CPI DOS FURA-FILAS ACUSA EX SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ESTAR MENTINDO

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fura-Filas, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), contou nesta quinta-feira (20) com o depoimento do ex-secretário estadual de Saúde Carlos Eduardo Amaral. As investigações apuram irregularidades no processo de vacinação e a imunização antecipada de servidores administrativos.

Durante a sessão, o presidente da CPI, deputado João Vítor Xavier (Cidadania), acusou Amaral de mentir. “Eu não vou gastar tempo com quem está mentindo. O ex-secretário veio aqui com a predisposição de mentir. Ele sabe que está mentindo. Tanto que eu disse na cara dele que ele está mentindo e ele ficou calado, sequer respondeu”, iniciou.

O desapontamento de Xavier se deu após a resposta de Amaral sobre a lista de vacinação de servidores e a fala de que uma ordem de prioridade teria sido seguida.

“Ele sabe que os documentos, que nós temos e que foram conferidos pela defesa dele, mostram que ele está mentindo. Ele quis criar uma teoria de que houve uma lista, que ele não tinha responsabilidade — é mais um que vem aqui e não sabe quem era responsável pela lista — e disse que fez um escalonamento que foi seguido”, prossegue.

“A equipe dele diz que ele era o quarto grupo a vacinar, ele disse que era o terceiro. E ele fala que foi seguida [a ordem de vacinação dos grupos]. É mentira. Ele foi vacinado no primeiro dia. Não dava tempo de vacinar as outras categorias. Tivemos gente do grupo 1 que foi vacinado depois dele”, completou Xavier.

No depoimento, o Carlos Amaral disse que o nome dele foi colocado na fila pelo gabinete. Questionado sobre quem era o gabinete, ele respondeu que era formado por ele, pelo secretário-adjunto Marcelo Cabral e pelo chefe de gabinete João Pinho.

Carlos Eduardo Amaral disse que tomou a primeira dose no dia 19 de fevereiro e ainda aguarda a segunda dose. O secretário disse, ainda, que se vacinou dando exemplo aos servidores para seguir o plano de vacinação e se imunizar quando fosse chamado pela equipe técnica. Ele agradeceu a equipe e disse ter certeza de ter feito o melhor.

Via Itatiaia