Informação com Credibilidade

Reportagens

PROMOTOR CRISTIANO CASSIOLATO ESCLARECE SOBRE A ONDA ROXA EM CARMO

No início da tarde desta segunda-feira (22), a Carmo Web Tv participou de uma coletiva de imprensa, com o Promotor de Justiça Dr. Cristiano Cassiolato, a respeito da decisão que determinou a onda roxa em Carmo do Rio Claro.

Cassiolato iniciou falando a respeito da necessidade do Ministério Público em ajuizar uma medida contra o Município para que houvesse cumprimento dos protocolos sanitários impostos pela onda roxa do governo de Minas Gerais.

Ressaltou que o MP fez um levantamento da situação sobre o COVID desde meados de fevereiro e encontrou uma situação de crescente média de casos ativos bem acima do esperado para uma cidade do porte carmelitano. Também foi avaliada a situação da micro e macrorregião. “O Ministério Público agora vai fiscalizar e solicitar informações que comprovem, de fato, o que está disposto e previsto para a onda roxa”.

Questionado sobre os índices de contaminação que, segundo o MP, estão em crescimento e não queda como assegura o prefeito Filipe Carielo, o promotor disse que os dados coletados estão a disposição da população no portal do Coronavírus no link Transparência.

Sobre o fato do prefeito Filipe Carielo utilizar repetidamente o termo “lockdown”, Dr. Cristiano explicou a diferença com a onda roxa que é a fase atual em que a cidade está inserida. “O lockdown é caracterizado pelo fecha tudo, onde nada pode funcionar e ninguém pode estar nas ruas. O que estamos vivendo são medidas de restrições que o governo do estado denominou como onda roxa, muito diferente de um lockdown.

Sobre a possibilidade de abertura de salões de beleza, barbearias e academias, Cassiolato explicou que a juíza poderia aplicar o que diz a normal nacional, e nesse caso, existe um decreto federal que institui esses estabelecimentos como de atividades essenciais.

Sobre o trabalho da Polícia Militar, o promotor de Justiça disse que desde o anúncio da onda roxa, já está trabalhando. “Independente do que pensa o gestor municipal, a Polícia Militar já está exercendo o que manda as disposições estaduais. De início, o trabalho será de orientação, mas, pode haver condução se houver persistência.

O Promotor de Justiça encerrou a entrevista anunciando que o Hospital São Vicente de Paulo em Carmo do Rio Claro está no momento com 16 pacientes internados, 9 suspeitos e 7 confirmados com a COVID-19, e dos 7 confirmados, 4 precisando de vaga urgente para transferência.

Veja mais detalhes na reportagem: