DepartamentosDestaquesNotíciasPolítica

PSD SE CONSOLIDA COMO PARTIDO COM MAIS PREFEITURAS EM MG

Após triunfar em Belo Horizonte e Uberaba neste domingo (27), com a reeleição dos prefeitos Fuad Noman (PSD) e Elisa Araújo (PSD), o PSD se consolidou como o maior vencedor das eleições municipais em Minas Gerais. O partido já tinha obtido o maior número de prefeituras no Estado entre todas as outras siglas no primeiro turno, com um total de 140. Agora, conseguiu vencer nas duas únicas cidades que ainda tinham segundo turno no Estado.

Belo Horizonte e Uberaba, além de serem as únicas cidades que ainda tinham a disputa para prefeito em aberto, são as mais populosas vencidas pelo PSD no Estado, o que valoriza ainda mais os ganhos já obtidos pelo partido nos pleitos mineiros. Enquanto a capital tem o maior colégio eleitoral, Uberaba, no Triângulo Mineiro, ocupa a sétima posição. Com as vitórias, a sigla chega a 142 prefeituras das 853 espalhadas pelo território, cerca de 1/6 do total.

Nas outras oito maiores cidades mineiras, o partido integrou coligações com cinco dos vencedores: Marília (PT), Heron (União) e Túlio (PP), em Contagem, Betim e Ribeirão das Neves, respectivamente, na região metropolitana de BH; Margarida Salomão (PT), em Juiz de Fora, na Zona da Mata; e Guilherme Guimarães (PSD), no Norte de Minas.

A vitória também foi expressiva em relação às últimas eleições municipais, em 2020. Na época, o PSD conseguiu 78 prefeituras. O número quase dobrou de uma eleição para a outra, com um acréscimo de 64.

O salto constroi um alicerce para as eleições nacionais daqui dois anos, quando estarão em jogo a cadeira de governador do Estado e os assentos para senador e deputado federal e estadual. Nos bastidores, existem dois nomes ventilados atualmente para tentar o Executivo estadual de Minas pelo PSD: o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No entanto, em entrevista a O TEMPO, o presidente do PSD em Minas, deputado federal Cássio Soares, sustentou que o partido ainda não está preocupado em debater o pleito de 2026, mas admitiu que o resultado dá “poder político” e “condições” para a sigla “pleitear qualquer cargo”.

Após a vitória de Fuad, Cássio escreveu em rede social: “presidindo o PSD, cuidamos dos nossos candidatos em todo o Estado. Mas, muito especial foi ver Fuad”.

Vitória do centro e da direita

Além do PSD, siglas de centro e direita como Republicanos, MDB, PP e União se destacam para 2026. Dos dez partidos com o maior número de prefeituras, apenas o PT, em 9º lugar, representa a esquerda. Para o cargo de vereador, partidos de centro e de direita também lideram o ranking no Estado. Já as siglas de esquerda registraram uma queda no número de parlamentares eleitos em comparação à última eleição.

Embora o PT tenha aumentado o número de prefeitos eleitos, de 28 para 35 neste ano, é o partido com a maior taxa de insucesso entre as grandes siglas: mais de 80% dos seus candidatos não foram eleitos. A lista é encabeçada pela REDE, de centro-esquerda, seguida do PMB, de direita, do PV, de centro-esquerda, e do Agir, que está mais à direita no espectro político.

O PSD se destaca como o partido que mais lançou e elegeu candidatos, registrando a maior taxa de sucesso. Em contraste, PCB, PCO, PRTB, PSOL, PSTU e UP concorreram a prefeituras, mas não obtiveram nenhuma vitória. Desses, apenas o PRTB não é de esquerda.

O levantamento de O TEMPO levou em consideração os dados do Tribunal Regional de Minas Gerais (TRE-MG) disponibilizados após os resultados das eleições. Confira o número de prefeitos eleitos por partido em Minas:

PSD: 142
Republicanos: 83
MDB: 82
PP: 74
União: 69
PSDB: 59
Avante: 58
PL: 53
PRD: 42
PT: 35
Solidariedade: 31
Podemos: 24
PSB: 22
PDT: 21
Mobiliza: 17
Cidadania: 16
Novo: 9
PV: 3
Rede: 2
DC: 2
PMB: 1
Agir: 1
PCdoB: 1