PT APOIARÁ RODRIGO PACHECO PARA PRESIDENTE DO SENADO
A bancada do PT no Senado confirmou que irá apoiar a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para reeleição ao cargo. A votação será realizada na próxima quarta-feira (1º), no retorno dos trabalhos no Congresso Nacional.
De acordo com o líder do partido, senador Fabiano Contarato (ES), Pacheco manteve postura de defesa à democracia “irrefutável” nos atos criminosos de 8 de janeiro, promovido por bolsonaristas radicais em Brasília (DF), com a invasão e depredação de prédios públicos.
“Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme. […] Então, neste momento, a bancada do PT no Senado defende, obviamente, a reeleição do presidente, senador Rodrigo Pacheco”, explicou Contarato.
De acordo com ele, a participação do PT em cargos da Mesa Diretora, que atuam no comando das decisões do Senado, ainda não está definida e depende da formação de blocos.
Pacheco foi eleito para presidir o Senado em 2021. Na época, teve o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois, no entanto, se distanciaram e Pacheco conta, agora, com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O PDT também declarou apoio ao senador mineiro.
Tentando a reeleição, o atual presidente do Senado já tem como adversário o senador eleito Rogério Marinho (PL-RN), que venceu as eleições de outubro de 2022 com o apoio de Bolsonaro. Eduardo Girão (Podemos-CE) também se apresenta como candidato.