RELATÓRIO MUNDIAL DA FELICIDADE MOSTRA RESULTADOS
O Brasil é o segundo país mais feliz da América do Sul e o quarto mais feliz da América Latina. A conclusão foi publicada no Relatório Mundial da Felicidade, divulgado esta semana pela Organização das Nações Unidas. Segundo a classificação de 2024, o Brasil ocupa a 36ª posição entre os países mais felizes do mundo. E subiu oito posições na comparação com 2023, quando estava em 44º lugar. Na América do Sul, o mais bem colocado é o Uruguai, 28º no ranking mundial de felicidade.
No pódio, quem lidera pelo oitavo ano consecutivo é a Finlândia. O segundo lugar ficou com a Dinamarca e o terceiro, com a Islândia. Esses países fazem parte da chamada Europa do Norte, região conhecida pelo clima frio e por altos índices de estabilidade política e de bem-estar social.
Entre as nações latino-americanas, estão acima do Brasil: Belize (25º lugar), México (10º lugar) e Costa Rica (6ª lugar). Amanda Célia Rebelo, psicóloga especialista em gestão de pessoas e em gerontologia, avalia que a felicidade brasileira é fruto de uma construção cultural que prioriza a manutenção do bem-estar mesmo diante das dificuldades.
No estudo, foram ouvidas mais de 100 mil pessoas de 147 países, que deram nota de zero a dez em relação a diversos aspectos, como expectativa de vida saudável, sentimento de liberdade e percepção de corrupção.
Outro critério para medir a felicidade do país foi a quantidade de refeições feitas em grupo. América Latina e Caribe são os locais onde mais se fazem refeições juntos, aproximadamente 9 por semana. No final da lista, está o Sul da Ásia, onde as pessoas relatam comer menos de 4 refeições em grupo por semana.
O estudo apurou ainda que pessoas que compartilham mais refeições com outras têm mais probabilidade de comer de forma saudável e sugere que compartilhar refeições pode fortalecer e apoiar laços sociais.
Fonte: Agência Brasil