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SAMU JÁ RECEBEU MAIS DE 11 MIL TROTES EM 2023

O Serviço Móvel de Emergência do Samu já registrou mais de 11,5 mil trotes entre o período de 1º de janeiro ao dia 19 de julho deste ano. São ligações que atrapalham o serviço usado para salvar vidas.

Segundo Filipe Batista, secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas (Cissul), o elevado número de falsas ligações também representa um grande prejuízo para o Samu.

“Primeiro, prejuízo financeiro do dinheiro público. Em segundo, tem o desgaste das equipes que vão para uma situação que não está acontecendo uma ocorrência de fato. Terceiro, temos o prejuízo à vida, porque uma viatura se desloca para um local onde não há uma ocorrência e um acidente […] pode acontecer; e aí aumenta o tempo de resposta, o que pode causar até a perda da vida de uma pessoa”, explica.

Crianças e adultos costumam ser os autores das falsas ligações. Conforme o representante do Samu, quando são os menores é mais fácil de perceber. No entanto, alguns adultos acabam indo além, ligando diversas vezes e até ofendendo os atendentes.

“Esse tipo de coisa por vezes engana nossa equipe, que é treinada para evitar esse tipo de situação, mas quando enviada a equipe pode acontecer e determinar até na diferença entre salvar uma vida ou não”, completa o secretário.

Trote é crime

O secretário do Samu ressalta que a prática de trote é um crime, descrito no Código Penal, que pode levar 1 a 3 anos de reclusão e multa.

O Samu possui um relatório interno sobre as ligações falsas. Em caso de reincidência de trotes, o documento é enviado às autoridades para investigações e resoluções.

Acionamento do Samu

O atendimento tem início em uma chamada telefônica para o número 192. As ocorrências mais atendidas pelo Samu são de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

O serviço fornece orientações a distância, regulação médica e o envio de unidades móveis tripuladas com equipes capacitadas – como ambulâncias e aeromédicos – para prestar atendimento no local da ocorrência.

As Centrais de Regulação recebem chamadas a qualquer hora do dia e as unidades realizam atendimento em domicílios, vias públicas e unidades de saúde.