SAMU SERÁ AMPLIADO NA REGIÃO
O Ministério da Saúde entregou, nesta quinta-feira (9 de novembro), 47 novas ambulâncias para atender 47 cidades mineiras.O Governo Federal investiu o montante de R$13,5 milhões. Todas as ambulâncias estão devidamente equipadas para o funcionamento imediato. Do total,11 serão usadas como unidades de suporte básico (USB). As outras 36 ambulâncias serão destinadas à renovação da frota.
A cerimônia de entrega foi realizada no antigo aeroporto Carlos Prates, na região Noroeste de Belo Horizonte, e contou com a presença do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde Helvécio Magalhães, do secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais Fábio Baccheretti, entre outros representantes de nível estadual, federal, e chefes do executivo das cidades contempladas.
Desta vez, Belo Horizonte não foi contemplada com nenhuma unidade móvel de atendimento. Da região metropolitana somente o município de Sabará recebeu uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No entanto, segundo Helvécio Magalhães, a expectativa é que a capital e outras cidades da região metropolitana recebam em breve novas ambulâncias.
“No dia 14 de novembro, vamos abrir uma licitação para a aquisição de 1.800 novas ambulâncias que serão encaminhadas para diversas cidades do Brasil. Todo ano vamos realizar a aquisição de novas ambulâncias para manter repostas as frotas. A nossa meta é universalizar o SAMU para todo o Brasil, e Minas é referência disso tendo quase sua totalidade atendida pelo 192”, enfatizou o secretário.
De acordo com o levantamento do Governo Federal, atualmente Minas conta com 325 ambulâncias. Para o secretário de Saúde do Estado Fábio Baccheretti a expectativa é que em breve 100% do estado possa contar com o atendimento do SAMU.
“Seremos um grande exemplo em todo o país. Nós vamos conseguir universalizar o SAMU nas 853 cidades de Minas. Atualmente cerca de 90% de Minas tem o SAMU. Estamos arcando com toda a compra de equipamentos, então em breve teremos o 192 disponível para todos os mineiros”, disse Fábio Baccheretti.
Cidades contempladas com ambulâncias para suporte básico
Para ampliar a cobertura de atendimento de urgência receberam os veículos de suporte básico as cidades de Pouso Alto Itumirim, São João da Mata, Munhoz, Alpinópolis, Monte Santo de Minas, Pedralva, Heliodora, Delfim Moreira e Camanducaia.
Renovação de Frota
As ambulâncias para renovação de frota vão contemplar os municípios de Aiuruoca, Andradas, Araçuai, Boa Esperança, Bocaiúva, Cambuí, Carmo do Rio Claro, Cássia e Caxambu, Sabará, entre outros.