SANTA CASA DE FORMIGA SUSPENDE INTERNAÇÕES DE PACIENTES
A Santa Casa de Caridade de Formiga informou nesta quarta-feira (26) que não admitirá mais pacientes, sejam eles via SUSfácil, particular ou de saúde suplementar, para internações eletivas ou urgências/emergências até que a situação seja normalizada. O motivo seria uma “escassez financeira” que atinge o hospital desde setembro/outubro do ano passado.
“Na semana passada, foi publicada uma nota em que a entidade esclarece que, desde setembro/outubro de 2022, vem enfrentando uma escassez financeira, e por isso, vem passando por vários bloqueios em suas contas bancárias, fruto das dívidas das administrações passadas”, detalhou a Santa Casa em nota divulgada nas redes sociais.
Segundo a administração do hospital, o grupo “vem se esforçando para buscar novas fontes de custeio, porém, até a presente data, não houve nenhum novo aporte financeiro”. Diante disso, a nota relata que há falta de medicamentos, insumos e OPME´s, já que os fornecedores não irão mais vender até que os débitos anteriores sejam regularizados.
A Santa Casa opera no vermelho desde então e está com um déficit estimado em R$420 mil, segundo informação do Últimas Notícias. Um ofício sobre o assunto foi encaminhado para o prefeito Eugênio Vilela, o promotor de Justiça, Guilherme de Sales Gonçalves, e o regulador do SusFácil, Cláudio Fernandes Castro.