SANTA CASA DE GUAXUPÉ ENTRA EM COLAPSO
Neste domingo, na UTI Covid da Santa Casa de Guaxupé, para o atendimento de todos os pacientes, foi necessária uma mobilização de toda a equipe de saúde da cidade e até da região.
O espaço físico de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) tem uma quantidade correta de leitos a serem instalados, assim como a equipe médica tem um número limite de pacientes que deverão ser cuidados por ela.
Como neste momento, o número de pacientes é maior que o número de leitos existentes, a Santa Casa precisou adequar o espaço físico, que era limitado, além da equipe, para o recebimento destes pacientes que neste momento, precisavam ser internados nesta unidade.
Para que isso fosse possível, um respirador foi emprestado pela cidade de Guaranésia, e dois da cidade de São Pedro da União também estão a caminho.
Vale ressaltar que tratam-se de medidas paliativas e de urgência, já que na região não há mais vagas para tranferências.
A Secretária Municipal de Saúde de Guaxupé, explicou que todos os esforços estão sendo feitos para que ninguém deixe de receber atendimento.
“O espaço físico nós conseguimos, mas a equipe é reduzida, a capacidade de instalação é reduzida, o número de equipamentos também é limitado. As pessoas precisam entender a gravidade do que estamos vivendo,” finalizou Daniela Bettelli.
Segundo o boletim deste domingo, 60 pessoas foram atendidas no Posto de Saúde Sentinela, e a cidade já tem 2764 casos positivos da doença. Os leitos de internação clínica contam hoje com 16 vagas, destas, 11 ocupadas.
(Assessoria de Comunicação / Pref. Guaxupé)