Principais

SANTA CASA DE PASSOS SOLICITA APOIO AOS MUNICÍPIOS DA AMEG

Prefeitos integrantes da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG), estiveram reunidos na sede da associação na última quinta-feira (17), com representantes da Santa Casa de Misericórdia de Passos, para tratar de um possível complemento financeiro para custeio dos plantões de urgência e emergência ofertados pelo hospital.
Segundo informou o Superintendente Geral da Santa Casa de Passos, Daniel Porto Soares, o hospital disponibiliza 22 especialidades médicas na urgência e emergência porém recebe por apenas 14, e mesmo assim como a tabela do SUS está defasada, o valor dos repasses do Governo Federal e da Secretaria de Estado de Saúde corresponde a menos de 1⁄4 dos gastos fetivamente realizados com o total dos plantões.
Além disso, ainda não foi possível desmobilizar todos os leitos de COVID porque ainda existem pacientes em tratamento e por isso a equipe multidisciplinar para atendimento a estes pacientes continua de prontidão, mas em fevereiro o custeio foi encerrado por parte do Governo Federal e Estadual.
A reunião foi coordenada pelo vice-presidente da AMEG, Paulo Sérgio Leandro de Oliveira, prefeito de São José da Barra, que disse aos representantes do hospital que “os municípios sabem dos desafios que a Santa Casa enfrenta e reconhecem a importância do hospital para toda região e que os municípios precisam dentro de suas possibilidades ajudar de alguma forma”, completou.
Esta não é a primeira vez que os municípios prestam auxílio financeiro à Santa Casa. Até o ano de 2015, para manutenção das 22 especialidades de urgência e emergência, os municípios da AMEG tinham um contrato de custeio com o hospital onde cada município fazia repasses de forma proporcional, porém em 2015 com a implantação do SUSFácil e custeio através do Estado, os municípios ficaram impossibilitados de continuar com este contrato.
Mesmo assim, apenas em 2020 e 2021 durante a pandemia da COVID-19, os municípios repassaram à Santa Casa cerca de R$ 1,5 milhões de reais em forma de subvenção, como auxílio e reconhecimento ao importante trabalho prestado pelo hospital a todos os municípios da região.
Ao final da reunião, o prefeito Serginho afirmou aos presentes que este assunto já foi repassado aos demais integrantes da AMEG e que será levado em pauta na próxima Assembleia Geral Ordinária, programada para ocorrer no dia 31 de março, “para que seja encontrada a forma correta, dentro da legalidade e das possibilidade de cada município para prestar este auxílio a Santa Casa”, pontuou.
Via Ascom Ameg