SANTA CASA DE PIUMHI FALA SOBRE SUPERLOTAÇÃO DE LEITOS DE COVID
Em uma entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (19), a equipe da Santa Casa de Piumhi falou sobre a situação crítica que vive o hospital com relação aos pacientes de COVID-19.
De acordo com as informações prestadas, a Santa Casa atingiu lotação máxima de todos os leitos destinados a pacientes em tratamento do Cornavírus. “Estamos vivendo um cenário de guerra, não temos mais lugar e os pacientes não param de chegar a todo momento.”
A Santa Casa de Piumhi já não está recebendo mais pacientes de outros municípios da região, justamente por não ter mais condições para atender a demanda que está sendo necessário. “Há risco de falta de medicamentos e sedativos, pela primeira vez não estamos conseguindo comprar até mesmo antibióticos”, ressaltou.
Além da ocupação, a equipe ressaltou a falta de profissionais suficientes para atender os pacientes. “Não temos mais recursos humanos, a nossa equipe está sobrecarregada e adoecendo, não podemos negar assistência, mas por favor só procure o hospital em casos realmente necessários.”
De acordo com as informações, a Santa Casa de Piumhi tem atendido cerca de 200 pacientes com sintomas de COVID por semana, destes, 6 ou 7 precisam de internação e de UTI. “As pessoas têm que entender que não temos somente COVID, as outras enfermidades também não param.”
Sobre as internações, foi dito que pacientes idosos mais velhos não serão prioridade na fila para internação na UTI. “Temos que fazer escolhas” (veja no vídeo abaixo).
Ela finalizou dizendo, “Essa doença igualou pobre, rico, pacientes de planos de saúde e do SUS, hoje não temos lugar para nenhum, igualmente”.