CidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPoços de Caldas-MGSaúde

SANTA CASA ESTÁ COM 100% DA UTI OCUPADA

A Santa Casa de Poços de Caldas chegou a 100% de ocupação nos leitos de UTI disponíveis. Com isso, pacientes que precisam de internação para tratamento intensivo são atendidos na ala de urgência do hospital. A unidade é referência para seis cidades da região.

Dos leitos de UTI disponíveis, todos estão ocupados na Santa Casa. Além do atendimento emergencial na ala de urgência, outros pacientes que necessitam de vaga no hospital acabam permanecendo em unidades como a UPA e Margaritta Morales.

A Santa Casa conta com 193 leitos, sendo que todos estão praticamente lotados. Restam apenas vagas em setores como a ala de oncologia e a de maternidade.

O motivo da lotação, segundo a instituição, é a alta demanda por ser hospital referência na região, principalmente para atendimento de traumas e gestantes.

Pacientes para estes tipos de casos não podem ter atendimento recusado. Já os que procuram atendimento para outros tipos de situações entram na fila do SUS Fácil, que é o sistema usado pelas instituições de saúde.

A assessoria do hospital destacou que a situação é delicada, pois há fila de pacientes que precisam ser transferidos e a situação ainda pode ser agravada caso exista mais demanda por atendimento durante o período de carnaval.

A Prefeitura de Poços de Caldas informou que os pacientes que ficam internados na UPA e no Margarita Moralles recebem assistência, sem prejuízo e que “em hipótese nenhum ficam sem atendimento”.

A administração municipal informou que trabalha para viabilizar leitos de baixa complexidade para dar assistência aos pacientes que necessitem de internação.

A secretaria de Saúde também reforçou que a Santa Casa é um hospital privado, credenciado pelo SUS, atende a microrregião e recebe recursos federais e estaduais para manutenção de leitos.