Principais

SECRETÁRIO DE SAÚDE FALA SOBRE SITUAÇÃO DA COVID EM CARMO

Na tarde da última sexta-feira (28), o Secretário Municipal de Saúde de Carmo do Rio Claro, Elias Cesar Leandro, esteve na Câmara Municipal onde participou da audiência pública de prestação de contas do 1º quadrimestre da gestão.

Segundo Elias, a situação atual é muito preocupante, sobretudo pela falta de vagas de UTI na região e o surgimento de novas variantes já comprovadas em diversos municípios. “A evolução dos pacientes têm sido muito rápida”, destacou.

A presidente da Comissão, vereadora Najara Ávila pediu que a decisão do comitê seja revista sobre a lei seca, defendeu que medidas mais rígidas sejam adotadas e sugeriu a instalação da barreira sanitária pelo menos no feriado. “Aplicação de multas e conscientização não vai resolver”, disse a vereadora.

Sobre a barreira sanitária, Elias disse que o ideal seria a contratação de uma equipe de segurança ou mesmo utilizar os guardas da prefeitura juntamente com uma equipe da saúde. Disse que o município tem condições financeira para reativar a barreira.

Najara salientou que qualquer decisão pode ser tomada pelo prefeito através de um decreto não sendo necessária apreciação pelo comitê. “Não estou falando em lockdown, mas, precisamos pelo menos da lei seca para amenizar as festinhas e aglomerações, é um apelo que faço como vereadora”.

Elias disse que cada caso de COVID gera em torno de 6 contatos que são monitorados. Diariamente cerca de 80 pessoas são monitoradas.

Najara finalizou reforçando a necessidade de medidas mais rígidas. “Só consciência não adianta, se assim fosse, não estaríamos nessa situação há tanto tempo. Se nada for feito, vamos perder muito mais gente em nossa cidade”.

A vereadora finalizou parabenizando o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde. “Sei que não está sendo fácil, é uma luta constante”.