Destaques

SECRETÁRIO ESTADUAL DE SAÚDE PEDE QUE PESSOAS NÃO ESCOLHAM VACINA

O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, fez um apelo para que a população mineira não escolha qual vacina tomar contra covid-19, situação que foi relatada primeiro com a politização da Coronavac e depois com efeitos colaterais associados a AstraZeneca.

“Todos os estudos mostraram que as vacinas são eficazes. Temos uma queda importante no número de óbitos por covid-19 graças ao efeito de todas vacinas. O mais importante é que todos vacinem e não escolham o imunizante. O importante é que a população inteira se vacine o mais rápido possível”, disse.

Conforme Baccheretti, como a vacinação não é obrigatória, a pessoa pode “escolher” não se vacinar com determinado imunizante. Contudo, dificilmente o indivíduo terá oportunidade de nova imunização pelo governo. “As vacinas vêm carimbadas por grupos. Então dificilmente o município conseguirá ofertar várias vacinas ao cidadão e sim aquela do grupo específico”, ressalta.

O secretário também manteve a expectativa de que todo o público-alvo (pessoas a partir de 18 anos) esteja vacinado com a primeira dose até outubro, a depender do cumprimento do cronograma de entrega de doses por parte do Ministério da Saúde, responsável pela aquisição dos imunizantes.

“Caso haja adiantamento de algumas doses, a previsão pode ser adiantada para setembro”, disse. “Importante lembrar que, além da primeira dose, tem a segunda dose. Vemos alguns estados e municípios crescendo desproporcionalmente, mas é importante guardar a segunda dose para que não falte.”

Via Itatiaia