Destaques

UNIFAL PASSA A EXIGIR PASSAPORTE VACINAL

A Universidade Federal de Alfenas (Unifal) vai exigir a partir desta quinta-feira (17) um passaporte vacinal. O acesso aos campi de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha só será permitido com a apresentação do certificação de imunização contra a Covid-19.

Conforme a Unifal, a apresentação do Certificado de Vacinação Covid-19 pode ser por meio de documento digital ou impresso que comprove que a pessoa está imunizada contra o coronavírus.

A instituição explicou que a comprovação deve corresponder ao ciclo vacinal completo, incluindo a dose de reforço, de acordo com os cronogramas vacinais estabelecidos pelos municípios.

De acordo com a universidade, a obrigatoriedade foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni), órgão máximo da instituição.

Via G1 Sul de Minas 

Com a adoção da nova medida, fica determinado que os discentes de graduação e pós-graduação, servidoras e servidores, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados e temporários, estagiárias e estagiários, participantes de projetos e de eventos, prestadores de serviços e visitantes devem, obrigatoriamente, apresentem o comprovante de vacinação para ter acesso aos campi.

A apresentação também será obrigatória para a entrada no Prédio Histórico, onde estão instalados o Museu da Memória e Patrimônio, o Museu de História Natural e a Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (Facepe).

Unifal vai exigir certificado de vacinação contra Covid-19 para acesso à instituição — Foto: Reprodução/EPTV

Unifal vai exigir certificado de vacinação contra Covid-19 para acesso à instituição — Foto: Reprodução/EPTV

De acordo com a Unifal, a legalidade da exigência do Certificado de Vacinação Covid-19 foi confirmada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com a suspensão do Despacho do Ministério da Educação (MEC) que proibia a exigência da comprovação de vacinação pelas universidades.

O reitor da instituição, Sandro Amadeu Cerveira, destacou que a exigência do Certificado de Vacinação Covid-19 é uma sinalização da Universidade sobre a necessidade da vacinação para o enfrentamento da pandemia.

“A decisão do nosso Conselho Superior foi muito significativa e, com ela, a Unifal mostra a nossa preocupação com a saúde dos membros da comunidade universitária e também da população das cidades onde temos nossos campi. Estamos reforçando a importância da vacina e do cuidado mútuo, além de, naturalmente, adotar uma medida que vai contribuir para mitigar os riscos associados à Covid-19”, ressaltou.