Principais

VARIANTE P1 DE MANAUS ESTÁ NA REGIÃO DESDE MARÇO

A variante P1 do novo coronavírus, ou a variante de Manaus, já foi encontrada em amostras de pacientes de pelo menos 24 cidades do Sul de Minas. Os dados constam no “Painel De Monitoramento”, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Amostras de pelo menos 24 pacientes que tiveram sequenciamento genético confirmaram a presença da variante.

O painel do Estado aponta que a P1 é a variante mais predominante na região, com mais registros do que outras variantes de atenção, como a B.1.1.7, do Reino Unido e a P2, do Rio de Janeiro. As variantes de Manaus e do Reino Unido são consideradas variantes de atenção devido à maior capacidade de transmissão do vírus. Pesquisadores agora investigam se já há na região a presença da variante P4, identificada em 21 cidades do interior de São Paulo.

Na última semana, várias prefeituras confirmaram oficialmente a presença da variante P1. No entanto, essa variante já circula no Sul de Minas há pelo menos três meses. A presença da variante em amostras da região já havia sido confirmada pela SES-MG no início de março e pode estar relacionada com a alta de casos observada na região nos últimos meses, assim como o relaxamento das medidas de distanciamento e prevenção à Covid-19.

Veja as cidades do Sul de Minas onde a variante P1, de Manaus, já foi encontrada:

Arceburgo, Campanha, Coqueiral, Guaxupé, Itajubá, Lavras, Monte Santo de Minas, Nepomuceno, Poços de Caldas, Três Corações, Alterosa, Andradas, Cabo Verde, Camanducaia, Carmo de Minas, Cruzília, Guaranésia, Itamonte, Itumirim, Itutinga, Lambari, Passos, São Sebastião do Paraíso e Soledade de Minas