Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPolítica

VEJA O QUE DIZ O REGIMENTO INTERNO SOBRE A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Após realizadas as eleições municipais em outubro e a diplomação dos eleitos na semana passada pela Justiça Eleitoral, o próximo passo é a posse, que de acordo com o regimento interno da Câmara Municipal, deverá acontecer às 10 horas do dia 01 de janeiro.

A cerimônia de posse, de acordo com o regime interno, deverá ser presidida pelo vereador mais votado nas eleições municipais. No caso de Carmo do Rio Claro, quem presidirá a reunião de posse será Paulo Marcelo da Silva, o Paulão como é mais conhecido.

É ele quem dará posse aos demais vereadores eleitos. Feito isso, segue-se para a eleição da mesa diretora da Câmara, que é composta por presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário.

Podem se inscrever até duas chapas para concorrer. A votação é entre os vereadores. Cada vereador pode se inscrever apenas em uma chapa. Todos os 9 têm direito a voto.

Definido o presidente, vice-presidente e os dois secretários, dá-se início à cerimônia de posse do prefeito e vice-prefeito. Irão tomar posse o atual prefeito Filipe Carielo, reeleito nas eleições municipais e Wesley Carielo, o Tio Ezo, como é mais conhecido, eleito vice-prefeito.

Portanto, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, o vereador mais votado preside os trabalhos somente até o momento da posse dos demais vereadores. O presidente que irá comandar a Câmara Municipal durante o ano de 2025 é escolhido em votação entre os próprios vereadores, de acordo com as chapas inscritas até 5 dias antes da cerimônia de posse.

Até o momento, dia 23/12 às 14 horas, não há nenhuma chapa protocolada, segundo a Assessoria de Comunicação da Cãmara Municipal.