DepartamentosDestaquesNotíciasTecnologia

VENDA DE CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL SUBIU 40% EM 2022

Pela primeira vez no Brasil, carros movidos a energia limpa (elétricos ou híbridos) venderam mais do que os com propulsores movidos exclusivamente a gasolina. Os dados são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e consideram as vendas de carros no país entre janeiro e dezembro de 2022.

A diferença foi pequena: enquanto modelos elétricos ou híbridos registraram 49.245 vendas no ano, opções movidas somente a gasolina (o que não inclui os veículos flex) tiveram 48,8 mil unidades comercializadas entre janeiro e dezembro. Isso representa 2,5% dos carros vendidos no Brasil no período e crescimento de 40,8% em relação a 2021 (quando foram vendidos 35 mil automóveis elétricos ou híbridos).

Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o destaque foram os automóveis elétricos plug-in (BEV e PHEV), com 18.806 emplacamentos no ano (0,9% do total de automóveis e comerciais leves negociados no país em 2022). São números ainda baixos, mas, para a Anfavea, os 2,5% de vendas alcançados por veículos eletrificados são um passo importante para a conversão e para investimentos em infraestrutura.

A entidade avalia que os veículos eletrificados devem atrair cada vez mais interessados, tanto pela estratégia das montadoras, muitas das quais já atuam para eletrificar toda a frota, quanto pela eficiência deste tipo de propulsor, que tem se mostra competitivo e econômico. Para a instituição, esses 2,5% podem chegar a 22% em oito anos. Assim, em 2030, a cada cinco carros novos vendidos no Brasil, um seria híbrido ou elétrico.

Via Itatiaia