VEREADOR É DENUNCIADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO
O Vereador de Capitólio (MG), Lucas de Oliveira Silva (DEM), está sendo alvo de questionamento encaminhado à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal após ter sido denunciado, de forma anônima, ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por promoção pessoal.
A denúncia anônima foi feita no dia 5 de maio e manifesta que o vereador usa suas redes sociais de forma indevida ao divulgar um vídeo dizendo que através de recursos que ele pleiteou junto a um deputado, os cidadãos conseguirão cirurgias eletivas.
“Dessa forma, é notório que o vereador está extrapolando a função que lhe é inerente, usando do cargo e serviços públicos já prestados à população, para promoção pessoal”, diz um trecho da denúncia.
Ao ser notificado pelo MPMG, o Presidente da Câmara, Gabriel Sansoni da Mata (PSD), encaminhou o caso à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para que seja estudado. “O envio do caso à esta comissão é apenas um cumprimento ao questionamento do MPMG. A Câmara foi notificada sobre essa denúncia anônima e, posteriormente, o promotor de justiça enviou um ofício com os devidos questionamentos”, explicou da Mata.
O presidente da Câmara acredita que não há fundamentação na denúncia, uma vez que todos os parlamentares têm o direito de divulgarem suas conquistas em suas redes particulares.
“Na minha opinião todo parlamentar tem e deve divulgar aquilo que conquistou e que vai trazer benefícios à população”, ressaltou da Mata.
O presidente
O presidente acredita que a denúncia tem caráter político, a fim de desgastar a imagem do vereador Lucas.
“Por se tratar de uma denúncia anônima, nos leva a crer que o objetivo é desgastar a imagem do colega, inclusive tentando colocar que há uma intriga entre ele e eu. Não se usa mais esse tipo de conduta no meio político. O que temos que fazer é partir sempre para o diálogo e esquecer o cunho eleitoral. Somente com o diálogo vamos conseguir resolver os problemas existentes e trazer melhorias e benefícios à população”, finalizou o Sansoni.
Questionado sobre a denúncia, o vereador Lucas de Oliveira da Silva disse que está claramente sendo perseguido.
“Sou um vereador muito atuante, estou sempre correndo atrás de recursos para melhorar a vida da população. As pessoas sabem que podem contar comigo, que vou buscar soluções para questões que muitas vezes ficam esquecidas. E essa minha forma de trabalhar incomoda muita gente”, justificou.
A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar está apurando o caso e nos próximos dias deve emitir o parecer quanto a acatar ou não a denúncia.