VEREADORA LILI PEDE REABERTURA DO MUSEU
Durante a reunião da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro nesta segunda-feira (30), a vereadora Sueli das Graças Melo (Lili das Margaridas), solicitou que a Secretaria de Cultura avalie a possibilidade de reabertura do Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite, para visitação.
Fechado desde o início da pandemia, o Museu abriga mais de 3 mil peças indígenas. É considerado o maior museu do gênero na América Latina.
No início da história do museu, as mais de 03 mil eram até então abrigadas na fazenda Panorama que foi visitada por milhares de pessoas de diferentes localidades como estudantes e pesquisadores. As maiores peças guardadas são as igaçabas, uma espécie de urna onde eram “depositados” os corpos dos índios depois de mortos.
Em 2011 as peças do Museu foram trazidas para a cidade e no dia 16 de julho foi inaugurado o espaço totalmente dedicado a ele, pela então prefeita Cida Vilela, no mesmo prédio onde no passado destinou-se ao Colégio Sagrados Corações e já representava um símbolo da cultura local.
No ano passado, o museu ganhou uma rampa de acessibilidade construída pela prefeitura na gestão do então prefeito Tião Nara, o que dará mais chances de visitação ao museu pelas pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.