Informação com Credibilidade

Principais

VEREADORA NAJARA ÁVILA VISITA BASE DO SAMU

Nesta quinta-feira (09), a vereadora Najara Ávila visitou a base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em Carmo do Rio Claro.

Najara foi conhecer as condições de trabalho oferecidas aos profissionais que atuam no serviço e conversou com a equipe de plantão no momento. “Todo aquele que trabalha para salvar vidas, merece o nosso respeito. E mais que isso, precisa do nosso apoio e luta como vereadora, por condições melhores para desempenhar sua função”, disse Najara.

O SAMU 192 de Carmo do Rio Claro atende diversas cidades da região. Foi implantado e inaugurado em 2013. O prédio onde funciona a base do serviço está localizado em frente ao hospital São Vicente de Paulo.

A central do SAMU na região funciona através do CISSUL (Consórcio Intermunicipal de Saúde), sediado em Varginha e é considerado o maior consórcio de saúde do país em número de cidades atendidas.

O CISSUL gerencia o SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Sul de Minas, abrangendo atualmente 153 cidades, divididas em 4 regionais: Varginha, Pouso Alegre, Alfenas e Passos, totalizando uma população de mais de 2.600.000 (dois milhões e seiscentas mil) pessoas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa de saúde tripartite (Federal, Estadual e Municipal com base na Lei 11.107/05), que tem por finalidade oferecer o socorro à população em suas residências, locais de trabalho e vias públicas. Composto por uma equipe de condutores de ambulância, técnicos em enfermagem, enfermeiros e médicos, todos capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétricas e psiquiátricas.

Hoje estão distribuídas logisticamente no sul de minas, 35 bases  descentralizadas, onde existem no total 35 ambulâncias do tipo USB (Unidade de Suporte Básico) e 09 ambulâncias do tipo USA (Unidade de Suporte Avançado- UTIs móveis).

Desde 28 de abril de 2016 a operação de Serviço de Atendimento do Aeromédico é realizada, uma parceria entre o CISSUL SAMU e o BOA- Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militares de Minas Gerais. A aeronave Arcanjo é utilizada quando é necessária a redução do tempo resposta para atendimento das vítimas, bem como resgates de difícil acesso.