VIAGENS DE CRUZEIRO NO BRASIL ESTÃO SUSPENSAS ATÉ DIA 21
As viagens em cruzeiros estão suspensas no Brasil até o dia 21 de janeiro. A medida passa a valer a partir desta segunda-feira (03), conforme a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia Brasil). A entidade anunciou a suspensão voluntária das operações nos portos do Brasil para tentar chegar a um acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o governo Federal para a temporada de viagens em navios. O período foi iniciado em novembro e tem previsão de término em abril.
A suspensão ocorre após a Anvisa pedir a suspensão dos passeios marítimos, com o registro de casos de Covid-19 em navios que operam na costa brasileira. O caso está sendo tratado por diversos ministérios, segundo a Casa Civil. A Clia afirma, inclusive, que também já iniciou conversas com o governo Federal, Anvisa e estados e municípios que estão nos destinos de operação para discussão dos protocolos operacionais de saúde. A entidade, inclusive, não descarta cancelar toda a temporada, caso não chegue a um acordo com os órgãos federais.
Segundo a organização, nas últimas semanas duas companhias de cruzeiros “experimentaram uma série de situações que impactaram diretamente as operações nos navios, tornando a continuidade dos cruzeiros neste momento impraticável”. Com a suspensão temporária, nenhum passageiro embarcará até 21 de janeiro. Os cruzeiros que estão em viagem vão finalizar os itinerários conforme planejado.
“A CLIA Brasil lamenta que as companhias tenham sido levadas a tomar essa decisão no Brasil, dado que os protocolos de saúde e segurança dos navios continuam mostrando a sua eficiência, destacando-se como um exemplo a ser seguido em todo o mundo”, informou a associação em nota.
Números
Balanço da Clia Brasil aponta que, entre novembro e a primeira quinzena de abril, cerca de 365 mil passageiros devem embarcar em navios no Brasil. A operação neste ano, após a suspensão da temporada em 2020, foi garantida pela Portaria Interministerial nº 658/2021, segundo a Anvisa,
Ainda conforme a associação, a temporada 2021/2022 impactaria em R$1,7 bilhão na economia com geração de 24 mil empregos.
Via O Tempo