A prefeitura de Carmo do Rio Claro e a Eletrobras, fecharam um acordo onde o município receberá um montante de R$ 9,5 milhões.
Atualmente, Furnas Centrais Elétricas pertecente à Eletrobras, empresa privada. A Eletrobras decidiu incorporar Furnas em novembro de 2023 dentro do seu processo de reorganização societária. A incorporação foi aprovada pelos acionistas da empresa em janeiro de 2024 e pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Até então, a manutenção das balsas era feita por Furnas. Com essa mudança, a manutenção das balsas e toda a operação de travessia será feita pelas prefeituras.
Para que Carmo do Rio Claro assumisse, a proposta inicial da Eletrobras era somente repassar as balsas atuais, que já possuem mais de 60 anos. Porém, após uma intensa negociação entre a prefeitura, na pessoa do prefeito Filipe Carielo e com ajuda do deputado estadual Cássio Soares, além das balsas, agora a Eletrobras irá repassar o valor de R$ 9,5 milhões para o município.
De acordo com o prefeito Filipe Carielo, esse valor total será aplicado e o município trabalhará com os juros para manter o serviço das balsas sendo realizado de forma gratuita, como ocorre atualmente. Ainda segundo o prefeito, esse valor estando depositado, garantirá a manutenção do serviço por muito tempo. “Se a gente só gastar o dinheiro, vai chegar uma hora que não terá mais”, destacou.
Filipe anunciou também que a balsa do Itaci será gerida pelo estado de Minas Gerais, o que poderá acarretar na cobrança daqueles veículos que possuem placas de outros municípios.
O deputado estadual Cássio Soares ressaltou ter sido uma grande luta, mas que o resultado foi extremamente favorável para Carmo do Rio Claro com a destinação desses recursos que poderão, inclusive, resultar em balsas novas.
Veja a reportagem:

