Informação com Credibilidade

Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasSaúde

VÍDEO: PALESTRANTE COM EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL FALA SOBRE O AUTISMO

Com um vasto currículo e experiência sobre o assunto, Anita Brito esteve em Carmo do Rio Claro na noite desta quinta-feira (27), para uma palestra sobre o Autismo.

Doutora em Neurociências pela USP (Universidade de São Paulo), com ênfase em estudos sobre TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Tem cursos de aperfeiçoamento em Harvard (Neurociência e Bioinformática), Stanford (Alimentação e saúde, Uso de medicação, PANS, Identificação e interferência em atrasos do neurodesenvolvimento), CBI of Miami (Genética), AFIRM (ABI, FBA, Reinforcement), Neuroconeta (Aplicador ABA, Nutrição e Autismo), Publons (Revisão e desenvolvimento de artigos científicos), Greensboro Health Education Centrer (Ensino estruturado e individualizado), entre outros cursos no Brasil e exterior.

Professora há 32 anos, já visitou mais de 10 países para pesquisa do Autismo em diferentes contextos e culturas. Mestre em Dialogismo e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Língua e Literatura Inglesa e Norte Americana, pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) São Paulo, e Bacharelado em Tradução também pela PUC-SP. Professora desde 1990, possui vasta experiência no ensino de línguas e já lecionou para todas as séries desde a pré-escola até a Pós-graduação.

Atuou, por mais de 20 anos, como consultora, tradutora e com ensino de Línguas inglesa, francesa e portuguesa para Estrangeiros em empresas, residências e escolas. Atualmente, ministra palestras em congressos, escolas e instituições sobre TEA em várias áreas: escolarização, sociabilização, superação, importância do diagnóstico precoce, tipos de intervenção, sexualidade entre outros temas. Atua na formação de pais e profissionais ministrando cursos sobre TEA. Escritora do livro “Meu filho ERA autista – a história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos” (2012), o qual foi premiado com o IX Prêmio Orgulho Autista, do livro “TEA e Inclusão Escolar: Um sonho mais que possível” (2014), do livro paradidático “Um livro diferente” (2015), co-autora e revisora dos livros “Tudo o que posso ser” (2017) e “O direito de ser estranho” (2019), organizadora do livro “Ivana e a cura para o preconceito” (2019); escritora do livro “A dor da perfeição” (2021), do livro “Deixe-me te dizer o que nunca consegui dizer antes” (2021).

Veja a reportagem: