Belo Horizonte-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPolítica

VÍDEO: ZEMA PARABENIZA AMEG E CITA FILIPE CARIELO

No dia 30 de novembro de 1984, era criada em Passos a AMEG – Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande. Esta era apenas mais uma entre outras 41 associações microrregionais criadas no Estado, que levavam em consideração para sua criação quase sempre as bacias hidrográficas, identidade regional e entroncamentos rodoviários.
O desafio de criar uma associação que representasse a região foi logo acolhida pelos municípios fundadores da associação, sendo eles: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Passos e São João Batista do Glória, embora a área total da associação abrangesse 22 municípios.
Ao longo dos últimos 38 anos da AMEG, dezenas de prefeitos presidiram a associação e debateram entre si formas de contribuir para o desenvolvimento regional como um todo e de forma uníssona ganhar uma voz mais robusta em Belo Horizonte, sede do Governo Mineiro, para obter recursos e benfeitorias para a região.
Investimentos na saúde, educação, obras de infraestrutura, pavimentação de estradas, turismo sustentável, atração de novas indústrias são algumas das bandeiras sempre defendidas pela AMEG desde a sua criação. Mas foi em 2019 que a AMEG deu uma grande guinada na sua estrutura e nos serviços prestados aos municípios. Graças a uma mudança na legislação federal, a associação foi transformada em Associação Pública e a partir daí a AMEG se fortaleceu com a ampliação dos serviços prestados aos municípios.
Diferente da data de sua criação, esta alteração contou com a assinatura de todos os 22 municípios integrantes da Associação, sendo eles: Alpinópolis, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Itaú de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino e Vargem Bonita. Os municípios representados pelo Consórcio AMEG estão localizados no sudoeste do Estado de Minas Gerais, ocupando uma área de 13.968,384 Km², com uma população estimada em 2021 em 408.927 habitantes.
Fazendo um breve resumo da importância da AMEG para a região, o prefeito de Carmo do Rio Claro e presidente da AMEG, Filipe Carielo usou as seguintes palavras: “A união faz a força! Esse é um lema popular, algo que virou lugar comum, mas que reflete o que é uma associação, o que é o associativismo, o que é a comunhão de esforços em torno de um único objetivo”, destacou.
Para o presidente da associação “Essa é a razão de ser da AMEG que completa seus 38 anos de fundação e que tem muitas conquistas na sua história. Ela tem um legado de melhoramento das condições de vida da nossa população por meio de melhorar e facilitar a gestão dos prefeitos dos 22 municípios que compõem a AMEG”.
O prefeito aproveitou também para fazer um balanço da sua gestão que será concluída no dia 31 de dezembro próximo, enaltecendo várias conquistas. “Nós estamos partindo na nossa gestão, neste ano que está quase findando, nós temos a grata satisfação de ter já como notícia a integração do 22° município, algo que nunca aconteceu na história, que pela primeira vez vai fazer com que a nossa associação tenha os 22 municípios componentes da nossa região, participantes, atuantes, ativos na nossa microrregião. Além disso, durante a nossa gestão neste ano, a gente aprovou na assembleia a entrada do 23° município, que é o município de Ilicínea”, comemorou Carielo.
O presidente da AMEG prosseguiu explicando os próximos passos para a entrada de Ilicínea na associação. “Os componentes da AMEG já aprovaram a entrada de Ilicínea, basta agora o município fazer a sua gestão dentro do poder legislativo local para que seja aprovada esta autorização e dê entrada na AMEG e posteriormente a gente vai consultar as 22 câmaras dos municípios já pertencentes e a gente tem certeza que será aprovado.
Então é algo que a gente fica muito feliz, de ter feito uma gestão que incorporou, agregou e aumentou essa nossa associação, além disso durante o nosso ano a gente teve um foco muito firme nas compras nas licitações coletivas, trazendo uma economia fantástica para os municípios e, consequentemente para a população, comprando melhor a gente compra mais barato, compra com qualidade, gera economia e traz eficiência para os serviços públicos, fazendo com que cada prefeitura possa focar no seu cidadão e tendo um produto, um serviço mais barato, porque quando a gente compra em grande quantidade, a gente consegue fazer uma compra melhor, e essa é uma das funções principais do consórcio”, explicou.
Carielo comentou ainda a grande vantagem na transformação da AMEG em consórcio Público. “Quando a AMEG deixou de ser associação para ser consórcio foi na intenção de prestar serviço aos municípios. E um dos serviços mais importantes que se mostraram é esse das compras coletivas, que fazem com que as compras saiam muito mais eficientes e mais econômicas para cada um dos membros participantes. Estou muito feliz de estar na presidência da AMEG por oportunidade da passagem destes 38 anos de existência e comemoro isso junto com os demais prefeitos dos municípios que integram nosso consórcio”, concluiu o prefeito.
Atualmente, com a transformação da AMEG em Consórcio Público, um dos grandes triunfos da associação são as licitações em conjunto, que vem reduzindo significativamente os gastos dos municípios, como da substituição das luminárias por LED, manutenção da iluminação pública, compra de veículos leves e pesados incluindo veículos elétricos, construção de usinas de geração de energia fotovoltaica, serviços de engenharia, aterro sanitário, uniformes escolares, kits escolares, uniformes de servidores das prefeituras, lousas digitais, entre outros benefícios que atendem todos os municípios associados como o Castramóvel, programa de controle populacional de cães e gatos, serviço de patrulha mecanizada com emprego de uma motoniveladora e uma retroescavadeira, serviço de engenharia e topografia além da criação do selo SIM – Serviço de Inspeção Municipal, que permitirá aos produtores de qualquer um dos municípios integrantes do Consórcio oferecer seus produtos nos estabelecimentos comerciais de qualquer cidade da associação e em breve a criação do Procon Regional dentre outros serviços que serão disponibilizados aos municípios.
Hoje a AMEG conta com 21 municípios associados. No próximo dia 8 de dezembro acontece a última reunião ordinária do ano sob a presidência do prefeito de Carmo do Rio Claro, Filipe Cardoso Carielo onde será eleita a próxima chapa que ditará o ritmo e os trabalhos da entidade em prol da região pelos próximos 12 meses sob a presidência do prefeito passense Diego Oliveira, que terá como 1° vice-presidente o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, e 2a. vice-presidente a prefeita da cidade de Pratápolis, Denise Alves de Souza Neves.