ZEMA CONFIRMA VISITA À CAPITÓLIO NESTE DOMINGO
O Governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) afirmou que irá até Capitólio neste domingo (9) após o desabamento de um cânion que matou sete pessoas neste sábado (8), pela manhã. Outras três pessoas ainda estão desaparecidas.
Zema disse que irá até o local para acompanhar os trabalhos de resgate e também para entender detalhes da tragédia. O Governador ainda reforçou a necessidade de apurar e punir os responsáveis.
“Eu vou para Capitólio amanhã cedo. Eu quero estar lá junto com o pessoal da Marinha, da Defesa Civil, para saber detalhes. Não podemos deixar que isso ocorra novamente em Minas Gerais e realmente deve haver um inquérito para que sejam apuradas as responsabilidades. Será que essas lanchas poderiam estar ali? Tinham autorização para navegar? Não podemos permitir que vidas sejam perdidas porque alguma norma não foi observada”, disse em entrevista exclusiva à Rádio Itatiaia.
Zema também afirmou que mesmo que nunca tenha acontecido um deslizamento como esse antes, em Furnas, a grande quantidade de chuva que atinge a região, bem como todo o Estado, indicava a necessidade de um “monitoramento”. O Governador também lembrou que, por se tratar de uma represa, a fiscalização do local é feita pela Marinha.
“Nunca havia tido desmoronamento de rocha, mas com essa intensidade de chuvas, caberia sim o monitoramento. Mas como não aconteceu antes, sempre tem aquele conceito: ‘nunca vai acontecer’. E têm vídeos que mostram claramente que antes do grande deslizamento, tivemos pequenos deslizamentos, rochas se soltando, muitas pessoas alertando e infelizmente algumas embarcações ficaram ali. Como se trata de uma represa, a jurisdição é da Marinha. o Estado não atua em lagos, em Rios. Mas estamos vendo que, com essa intensidade de chuva anormal, estruturas que antes eram consideradas seguras, estão cedendo”, completou.
Via Itatiaia