Principais

ZEMA PARTICIPA DE REUNIÃO SOBRE O LAGO DE FURNAS

O Governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) esteve na tarde desta segunda-feira (14) em São José da Barra, cidade sede da barragem da Hidrelétrica de Furnas.

Zema participou de um encontro com a participação também do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque para discutir com prefeitos da região e com o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi sobre a cota miníma 762 aprovada para o Lago de Furnas.

A cota mínima é importante para as cidades nos arredores, segundo prefeitos, porque o lago garante movimentação do turismo, transporte por balsas e piscicultura, além da geração de energia.

O tombamento do lago de Furnas já foi aprovado, neste mês, pelo Legislativo mineiro, que estabeleceu que seu nível deve se manter em um mínimo de 762 m acima do mar – atualmente, é pouco superior a 754 m.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque (foto) disse que o presidente Bolsonaro tem o compromisso de fazer com que a cota 762 seja mantida.

O Senador Rodrigo Pacheco (foto) agradeceu a presença do governador Zema e do ministro Bento Albuquerque ao ressaltar que essa reunião foi marcada durante audiência com o Presidente da República Jair Bolsonaro com a bancada mineira.

Na semana passada o deputado federal Emidinho Madeira (foto) lançou o Projeto “Plantando Mais Águas para Furnas e Peixoto” com o objetivo de diminuir os impactos provocados pela falta de chuva na região. O projeto prevê a preservação e recuperação das milhares de nascentes existentes em todos os municípios que circundam o Lago de Furnas e Peixoto e conta com o apoio do setor acadêmico da região e de Furnas.