ZEMA PEDE QUE JOVENS NÃO FAÇAM CARNAVAL
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez um apelo para que os jovens não comemorem o carnaval nos próximos dias. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (12), Zema pediu a colaboração dos mineiros para a manutenção dos cuidados preventivos contra o coronavírus e afirmou que o estado vive uma segunda onda da pandemia mais grave do que a primeira.
Nesta semana, Minas bateu recorde na média móvel de mortes por Covid-19, que chegou a 133, o maior número desde o início da pandemia.
“A data na qual seria comemorado o carnaval e em que as festas aconteceriam está chegando, mas, neste ano, devido à pandemia, não teremos festas. Teremos de esperar. Eu estou aqui exatamente para pedir a sua colaboração. Vamos esperar o momento mais adequado e seguro para participarmos dessa festa de que tanta gente gosta”, disse Zema.
“Faço aqui um apelo especial aos jovens, que sei que gostam muito de carnaval, para que aguardem. Precisamos, neste momento, das medidas de distanciamento, do uso da máscara e também das medidas de higienização. Estamos vivendo uma segunda onda mais forte e pior do que a primeira, todo cuidado é pouco. Precisamos todos colaborar”, concluiu o governador.
Nesta quinta-feira (11), o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, também fez um alerta sobre a importância de evitar aglomerações neste carnaval.
Segundo ele, nos três últimos meses do ano passado, reuniões realizadas em feriados repercutiram no aumento de casos de Covid-19, da ocupação hospitalar e de mortes. “A proteção é uma construção coletiva que todos têm que fazer”, pontuou Amaral.
A Polícia Militar vai intensificar a fiscalização nos municípios, nos dias de carnaval, para coibir festas. Segundo estudo da corporação, Minas Gerais tem, pelo menos, 100 locais com potencial de aglomeração. Cerca de 4 mil bombeiros, em mais de 400 viaturas, também vão atuar nas ruas de todo o estado.