ZEMA QUER FABRICAÇÃO DE BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS EM MG
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) revelou a intenção de sua gestão em buscar parceiros interessados em agregar valor à exploração do lítio na região do Vale do Jequitinhonha. O mineral, utilizado na fabricação de produtos como baterias para carros elétricos, já vem sendo explorado e exportado para empresas de países estrangeiros mas ainda sem beneficiamento.
Em entrevista à Itatiaia, Zema diz que a intenção é que Minas Gerais não seja “mero exportador” do minério.
“Temos feito questão, como no Vale do Lítio, que se agregue valor para que o nosso estado não seja um mero exportador daquele minério que é encontrado no solo. Queremos que ele seja beneficiado e o que nós estamos aqui, também, em busca, é de uma fabricante que venha a levar a fabricação de baterias para Minas Gerais”, revela o governador.
Ainda de acordo com Zema, o estado tem a matéria-prima para a fabricação das baterias.
“Nós já temos o lítio, temos o nióbio. Então, nós temos tudo para que a bateria seja fabricada em Minas, temos uma energia limpa, a fabricação demanda uma grande quantidade de energia e um dos motivos de nós estarmos aqui é mostrarmos esse potencial que o estado tem em desenvolvermos atividades que até o momento não temos”, afirmou.
A exploração do lítio no Vale do Jequitinhonha e no Norte de Minas Gerais foi um dos temas abordados em um Fórum organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) nesta terça-feira (7), em Xangai, na China.