Alterosa-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasPolicial

PM ALERTA PARA GOLPES DO PIX

Ao mesmo tempo em que veio para facilitar a vida do cidadão, trazendo economia de tempo e dinheiro na realização de transações bancárias, a tecnologia também serviu para causar transtornos a usuários desse tipo de serviço, visto que bandidos se aproveitaram da situação para criarem diversos golpes de estelionato visando lesar o patrimônio alheio.
O mais utilizado atualmente é aquele conhecido como “Golpe do Pix”, cujo aumento de registros na cidade de Alterosa e região têm preocupado os órgãos de segurança pública. Para realizar esse tipo de golpe, o estelionatário realiza contato com a vítima, na maioria das vezes através de aplicativos de conversa como o “Whatsapp”, e, se passando por familiar dela, solicita que sejam realizadas transferências na modalidade PIX a terceiros, alegando ser para pagamento de boletos ou outro tipo de dívida, e acrescentando que não consegue fazer pelo próprio aplicativo do banco devido a problemas técnicos.
Para dar início ao golpe, os criminosos conseguem acesso à lista de contatos da pessoa pela qual desejam se passar, talvez pelo fato dela ter entrado em algum link, site ou arquivo corrompido por vírus eletrônicos destinados a “roubar” dados pessoais. Feito isso, através de clonagem do próprio whatsapp da vítima ou utilizando outro número contendo a fotografia dela, iniciam a conversa com familiares mais próximos (na maioria das vezes, os pais) onde no decorrer da troca de mensagens, induzem as vítimas a realizarem as transferências bancárias acreditando que estão ajudando pessoas próximas e do seu convívio. Assim que a transferência bancária é concluída, os criminosos já retiram o dinheiro da conta beneficiada, ficando impossível o cancelamento da transação. Eles já possuem diversas contas abertas em nomes de terceiros e com documentos falsos, exclusivamente destinadas à prática criminosa, tudo com o intuito de dificultar o processo de investigação.
Os meios mais fáceis de evitar esse e outros tipos de golpe são:
– Realizar chamada de vídeo para a pessoa com a qual acredita estar conversando, a fim de certificar-se que esteja realmente falando com ela.
– Ficar atento a mensagens de familiares com início: “troquei de número” ou “adiciona meu novo contato”, devendo nesse caso a vítima sempre ligar para o número antigo visando confirmar a situação.
– Se possuir filhos ou outras pessoas de sua confiança que residam longe de seu domicílio, combinar com eles um tipo de código ou palavra chave de conhecimento apenas dos dois, a fim de que possa ser utilizado na conversa em caso de desconfiança de alguma das partes.
– Nunca acessar links suspeitos recebidos pelo whatsapp e jamais repassar qualquer dado pessoal ou bancário através desse tipo de mensagem.
– No menu “Configurações” do whatsapp, acessar a opção conta e ativar o processo de verificação em duas etapas, escolhendo assim uma senha que impede terceiros de acessarem seu aplicativo em outro dispositivo sem que essa senha seja digitada, lembrando sempre de guardá-la consigo, em local seguro.
– Ficar atento a qualquer tipo de mensagem que esteja te pedindo alguma informação pessoal ou dados bancários. Além disso, mensagens com propostas sensacionalistas ou com preços muito fora do padrão também costumam ser uma característica de fraudes.
– Realizar atuação de dados cadastrais apenas pela plataforma do próprio banco, não fornecendo nenhum tipo de informação por e-mail, SMS ou whatsapp, ainda que a pessoa com quem esteja conversando diga que seja o gerente de sua conta ou algum outro funcionário da agência.
Os procedimentos acima diminuirão significativamente as chances de o golpe de estelionato ser consumado, valendo lembrar que as vítimas desse tipo de crime devem sempre entrar em contato com a própria agência bancária e informar o ocorrido imediatamente, a fim de realizar os bloqueios necessários e impedir que sejam efetuadas novas transações fraudulentas.