ALGUMAS CIDADES DE MINAS COMEÇARÃO 3ª DOSE NESTA SEGUNDA
A partir de segunda-feira (6), municípios que têm vacinas contra a Covid-19 em estoque e que já concluíram a vacinação a população acima de 18 anos poderão iniciar a aplicação da dose de reforço em idosos a partir de 70 anos e pessoas com alto grau de imunossupressão.
A definição do calendário vacinal, no entanto, cabe a cada uma das prefeituras.
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde nesta sexta-feira (3). O texto da deliberação com orientações aos municípios ainda precisa ser apreciado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS).
O repasse de novos quantitativos por parte do Estado aos municípios dependerá do envio de novas remessas por parte do Ministério da Saúde.
A orientação da secretaria é que idosos acima de 70 anos e residentes em Instituições de Longa Permanência deverão receber a dose 6 meses após a última dose do esquema vacinal.
Também deverão receber dose de reforço pessoas com alto grau de imunossupressão, 28 dias após a última dose do esquema básico.
A aplicação de reforço deverá seguir o seguinte esquema:
- Coronavac: quem tomou duas doses do imunizante, deve receber uma dose de reforço da Pfizer ou AstraZeneca ou Janssen.
- AstraZeneca: quem tomou duas doses do imunizante, deve receber uma dose de reforço da Pfizer ou Janssen
- Pfizer: quem tomou duas doses do imunizante, deve receber uma dose de reforço da AstraZeneca ou Janssen
- Janssen: quem recebeu a dose única, deve receber reforço com Pfizer ou AstraZeneca.
Até o momento, a Secretaria não recebeu notificação oficial por parte dos municípios mineiros sobre o início da aplicação da dose de reforço.