ANDRÉ JANONES LANÇA PRÉ CANDIDATURA A PRESIDENTE PELO AVANTE
Fenômeno nas redes sociais, o deputado mineiro André Janones (Avante) vai lançar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto hoje durante o encontro nacional do partido, em Recife (PE).
“Vamos fazer esse lançamento tendo em vista que se chegou a um entendimento do partido, de modo geral, de que a gente deve ter candidatura própria”, explicou o presidente nacional do Avante, deputado Luis Tibé (MG).
Janones começou a crescer nas redes sociais durante a pandemia, quando começou a realizar lives sobre o auxílio emergencial – que acabou virando uma de suas principais bandeiras. Uma de suas lives sobre o tema ainda em 2020 bateu recorde de público no Facebook, com mais de 3 milhões de visualizações.
A partir desse crescimento e também por seu nome ter surgido de maneira espontânea em algumas pesquisas de intenções de voto, consolidou-se entendimento de que ele deveria disputar a Presidência da República em outubro.
“Foram animadoras demais as pesquisas nacionais que saíram, porque, sem a rede dele estar engajada nesse sentimento de campanha de presidente, ele pontuou muito bem. Então, eu acredito que a tendência, principalmente depois do lançamento e depois desse programa semestral que o partido tem, acredito, sim, que ele pode ser uma opção para o país”, disse Tibé.
O presidente do Avante também se mostrou confiante com a candidatura do colega. “Eu não tenho dúvida nenhuma de que ele vai crescer de forma rápida e consistente, diferente de outras candidaturas colocadas aí”, declarou o deputado.
André Janones já tem viajado pelo país, acompanhado da presidente do Avante Mulher, Carol Canabrava. A caravana já passou pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
Questionado sobre as composições que o partido estuda fazer para tornar a candidatura de Janones mais robusta e sobre quem poderia ser o vice na chapa com o deputado mineiro, o presidente do Avante não quis adiantar.
“Ainda está muito cedo para discutir essa questão de vice. Obviamente nós estamos discutindo com alguns partidos e apoiadores, mas, como não tem nada fechado, a gente não vai nem externar isso por enquanto”, afirmou.
Ele adiantou, porém, que pretende mais que dobrar a bancada de deputados federais do Avante neste ano. A expectativa é eleger entre 18 e 22 parlamentares, sendo quatro em Minas – se Janones mantiver a candidatura ao Planalto até o final. Caso ele saia candidato à reeleição, a expectativa de Tibé é eleger sete ou oito deputados pelo Avante em Minas. Atualmente, o partido ocupa oito cadeiras na Câmara Federal.
Via O Tempo