BRASIL DEVE TER GEADA NOS PRÓXIMOS DIAS
O inverno começa, oficialmente, no dia 21 de junho. Mas, já nos próximos dias, o Brasil deve ter a entrada de uma massa de ar frio típica de estação mais gelada do ano, que deve colocar os termômetros abaixo de zero em algumas regiões. De acordo com a MetSul, a condição vai ter efeito em boa parte do Conesul a partir já deste fim de semana.
Em boletim, a meteorologista Estael Sias explica que um sistema de alta pressão atmosférica deve atuar com mais força entre a parte central da Argentina e o Estado do Rio Grande do Sul. Mas a área de impacto deve se estender até o sul da região amazônica, onde pode haver friagem.
“O risco de geada é alto especialmente entre Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. São vários dias seguidos de risco de formação do fenômeno nessas áreas”, diz ela.
Segundo a meteorologista, a situação do tempo na próxima semana deve estar ligada a duas condições. De um lado, a alta pressão entre os Andes e e a área mais a oeste da região Sul do Brasil. De outro, uma área de baixa pressão no oceano Atlântico, na altura do Sudeste.
A primeira condição forma uma corrente de ar gelado no norte do Brasil. A segunda mantém a umidade e favorece a ocorrência de chuva, que pode ser forte em algumas áreas do país. A consequência será a predominância de dias frio e úmidos.
“O ar gelado interagindo com a umidade favorece que o maior impacto do ar polar sobre parte do território brasileiro seja sobre as máximas”, explica Estael Sias. A tendência é de manhãs frias nas áreas de ar mais seco e tardes mais frias nas áreas mais úmidas.
Antes esquenta
Antes disso, pelo menos até esta sexta-feira (9/6), a sensação deve ser de calor. Em regiões do Rio Grande do Sul, como o oeste, os termômetros podem marcar máximas em torno de 30 graus. Situação semelhante deve ser vista no Centro-oeste do Brasil, além de Argentina, Paraguai e Bolívia.
“O fenômeno que irá fazer a transição do ar quente para o ar frio será uma frente fria que irá cruzar o sul do Brasil no fim de semana. Essa frente fria irá avançar rápido e, na sua passagem, poderá gerar temporais com vendavais e chuva forte localizada”, diz Estael.