CICLONE PROVOCA 1ª MORTE NO BRASIL
O governo Rio Grande do Sul confirmou que o estado teve a primeira morte em consequência da passagem do ciclone extratropical. Uma árvore teria caído em cima de uma pessoa no município de Rio Grande. A informação é da CBN.
O governador em exercício do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, relatou ao Jornal da CBN que sete pessoas ficaram feridas em todo o estado, sendo que uma foi hospitalizada.
Vinte e oito cidades foram afetadas pelos fortes ventos e chuvas. No total, 400 mil gaúchos estão sem energia elétrica.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha emitido um alerta vermelho para Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido o “grande perigo”.
O que é um ciclone extratropical?
Segundo o Climatempo, o ciclone extratropical é uma área de baixa pressão atmosférica onde os ventos giram ao redor de um centro, sempre no sentido horário, no caso do Hemisfério Sul, formando um círculo completo.
A empresa informa que, “quanto mais baixa a pressão do ar no centro do ciclone, mais fortes são os ventos e maior o potencial para o desenvolvimento de nuvens muito extensas, que provocam chuva volumosa e forte, ventania, raios e eventualmente granizo”.