DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É FERIADO NACIONAL PELA 1ª VEZ
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, é feriado nacional pela primeira vez neste ano. A data, que relembra a luta dos escravizados e a morte de Zumbi dos Palmares, foi oficializada em âmbito nacional pela Lei 14.759/23, sancionada em dezembro de 2023 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A proposta, apresentada pelo senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) em 2017, foi aprovada pelo Congresso Nacional no mesmo ano, mas só agora entra em vigor como feriado. Antes disso, a data era reconhecida como feriado estadual em Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo, além de cerca de 1.200 municípios, representando 29% do território nacional. No Distrito Federal, era considerado ponto facultativo.
O 20 de novembro remonta à memória de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra durante o período colonial. À frente do Quilombo dos Palmares, que chegou a abrigar 20 mil pessoas — majoritariamente escravizados fugitivos da Bahia e de Pernambuco —, Zumbi foi morto em 1695, um ano após o quilombo ser destruído.
O Dia da Consciência Negra começou a ganhar força em 1971, com um ato promovido pelo Grupo Palmares em Porto Alegre. A mobilização cresceu e, em 1978, o Movimento Negro Unificado (MNU) incorporou a data como símbolo da luta contra o racismo e da valorização da resistência negra no Brasil.