Informação com Credibilidade

Destaques

FÉRIAS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM PASSOS SÃO CANCELADAS

Com a alta procura de pessoas com sintomas gripais nas unidades de Saúde de Passos, alguns profissionais da saúde que estavam em férias foram convocados a voltar ao trabalho. Na cidade, as filas para atendimento têm se formado de maneira contínua.

Mesmo que as férias dos profissionais tenham sido canceladas, nem todos já conseguiram retornar ao trabalho.

“A gente colocou um prazo bem curto, mas não conseguiu atender. E não só os médicos, a gente pediu técnicos em enfermagem, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, vacinadores para retornarem ao trabalho. Imagino que na semana que vem a maioria desses profissionais estarão novamente nos postos de atendimento”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Vanessa Freire.

Só nesta sexta-feira (7), Passos confirmou 313 casos de Covid-19 e 413 novas notificações. Desde segunda-feira (3) foram 1.252 confirmações. A secretária afirma que, com tantos casos, os profissionais também ficam sobrecarregados.

“O profissional está cansado, foram dois anos mais apertados. Agora que eles acharam que tinha uma folga ou um descanso, tiveram que retornar com urgência. A gente está bem preocupado também com essa parte emocional do profissional, é preciso todo um cuidado. Além do atendimento que damos [à população], é preciso olhar para o profissional”, falou a secretária.

Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a sobrecarga também é uma realidade. Oito médicos da UPA precisaram se afastar com sintomas gripais. Cinco deles testaram positivo pra Covid.

“Isso acaba que prejudica o nosso atendimento. O tempo de espera se torna maior pelo fato de trabalharmos com poucos profissionais nesses dias, especificamente em que esses colegas estiveram afastados”, disse o diretor técnico da UPA, Flávio Ferreira.

Na UPA de Passos, estão afastados nesta sexta-feira, dois médicos, 10 técnicos de enfermagem, seis estagiários, um biomédico, um profissional de assepsia e dois técnicos de farmácia. Além da falta de profissionais, a unidade tem recebido uma média de 40 pacientes encaminhados das unidades de saúde e centro Covid.

“Acredito que todos nós afrouxamos um pouco, acreditando que estávamos próximos de um novo normal, um pouco mais tranquilo. No entanto, as evidências são outras. Precisamos reforçar, em primeiro lugar, a questão de aglomerações, as pessoas estão se aglomerando, foram festas de fim de ano, réveillon. A questão do carnaval precisa ser muito bem discutida”, completou o diretor.

Redução de horário

 

A Prefeitura de Passos divulgou um comunicado informando nesta sexta que, devido ao número expressivo de servidores infectados com Covid, à partir de segunda-feira (10), o horário de funcionamento dos prédios públicos será reduzido, das 8h às 14h.

Ainda segundo a prefeitura, a medida vai durar enquanto o município estiver em estado de emergência causado pelo coronavírus.

Via G1 Sul de Minas