Segundo levantamento recentemente divulgado pela revista britânica Times Higher Education (THE), o Brasil tornou-se o sexto país com maior número de instituições bem avaliadas no mundo. Com 52 universidades presentes no ranking  – seis a mais em relação ao último levantamento –, o país fica à frente de Espanha, Itália, Canadá e Alemanha, por exemplo. Entre elas, oito são mineiras.

São elas: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Dessas, a UFJF e a UFU são estreantes no ranking, que é desenvolvido há mais de uma década. Melhor ranqueada entre as mineiras, a UFMG é, também, a instituição federal de maior destaque do país.

Para avaliar as instituições, a revista considerou, entre diversos fatores, o número de citações de pesquisa, o grau de titulação dos professores, a transferência de conhecimento para a sociedade e o nível de internacionalização.

Shark News by Shark Themes