Principais

MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE COVID EM CARMO MOSTRA QUE SITUAÇÃO NÃO ESTÁ CONTROLADA

A Carmo Web Tv realizou uma análise que mostra um aumento na média móvel de casos confirmados da COVID-19 em  Carmo do Rio Claro. A média móvel de casos é feita através da soma dos casos registrados nos últimos 7 dias e dividido por 7. O levantamento foi feito com dados a partir dos boletins epidemiológicos divulgados pela prefeitura.

Nos últimos 7 dias, a média móvel de novos casos saltou de 1,57 na terça-feira passada (09), para 4,14 nesta terça-feira (16). Nos últimos 10 dias a cidade registrou 36 novos casos da doença.

Se for analisada a média móvel de casos em fevereiro nota-se que houve uma redução  nos casos, provavelmente fruto das medidas adotadas em janeiro, já que o resultado das medidas se vê em pelo menos 15 dias após serem adotadas.
Porém, a partir de março com o relaxamento das medidas e a sensação de que a situação estava controlada passada exaustivamente pelo prefeito em suas falas, fez com que a média móvel voltasse a subir rapidamente.
Se as medidas de pouca restrição adotadas estivessem corretas, a média móvel de casos teria caído ou pelo menos se manteria estável e não em crescimento como está. Se a situação continuar como está pode se agravar e muito.
Além da situação não estar controlada, está havendo um aumento exponencial na média de casos confirmados. É importante ressaltar que todas as ações tomadas só terão efeito no prazo de pelo menos 15 dias. Quanto mais demorar para agir, pior poderá ser.