DepartamentosDestaquesGeralNotícias

MG É O 3º MAIOR PRODUTOR DE PEIXES

A produção de peixes em Minas saltou de 44,3 mil toneladas, em 2020, para 72,8 mil toneladas, em 2024, um aumento de 64,3%, de acordo com o Anuário do Peixe 2025. Só a tilápia compõe 94% do volume total. Com essa produção, Minas Gerais é hoje o terceiro maior produtor de peixes do Brasil, atrás apenas de São Paulo (93.200 toneladas) e Paraná, o maior produtor atualmente (250.315).

Mas a expectativa é ficar pelo menos em 2º lugar em 2025, quiçá em 1º nos próximos anos. O pesquisador da Epamig explica que, no ano passado, houve um aumento da capacidade do lago de Três Marias, na região Central do Estado, onde há concentração de produção de peixes. “O lago de Três Marias hoje, sem sombra de dúvida, é o maior produtor de tilápia do Brasil. Minas Gerais, se já não for o segundo, vai estar muito próximo de ser o primeiro produtor de tilápia do Brasil. Com esse aumento da capacidade de suporte, nós já já passamos São Paulo e vamos estar muito próximos do Paraná”, diz.

“Eles (o Paraná) têm um trabalho de integração muito grande, em que o produtor, com a eficiência de trabalho, recebe os alevinos, a ração e tem a compra do produto garantida pela cooperativa. E esse trabalho está sendo intensificado e está chegando nos lagos aqui da represa de Três Marias”, comenta.

Conforme o Anuário do Peixe, Morada Nova De Minas, que faz parte da região de Três Marias, é o maior produtor de peixes no Estado. A lista segue com Guapé, Ipiaçu, Indianópolis, Alfenas, Cachoeira Dourada, Carmo do Rio Claro, Três Marias, São João da Ponte e Felixlândia, respectivamente.

Apesar de estar no topo da produção, o consumo de peixes em si é baixo em Minas: são 0,92 kg por pessoa por ano, segundo Pesquisa de Orçamento Familiar do IBGE de 2018.

De acordo com dados de 2022 da Seafood Brasil, o consumo per capita de pescados no país atingiu 10,5 kg. Para comparação, o consumo de carne bovina atingiu 24,2 kg por habitante no mesmo ano, conforme relatório divulgado pela Consultoria Agro do Banco Itaú BBA.