SAMU SOCORRE MULHER PICADA POR ESCORPIÃO NO ITACI
No início da noite deste sábado (28), o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), foi acionado no distrito do Itaci. Segundo as primeiras informações, uma mulher de 33 anos estaria passando mal após ter sido picada por um escorpião na data de ontem. A mulher teria sido picada ao vestir uma calça. Ela foi atendida ontem em Ilicínea.
CUIDADOS COM ESCORPIÃO
Escorpiões podem causar a morte de humanos e acende o alerta para medidas de prevenção. Vedar ralos é uma das indicações para que os escorpiões não se abriguem dentro de casa.
Em ambientes externos, como jardins e quintais, deve-se evitar o acúmulo de entulhos, folhas secas e lixo doméstico – que atraem baratas, o principal alimento do escorpião. Dentro de casa, medidas como vedar frestas nas paredes, colocar soleira nas portas, vistoriar roupas e calçados antes de vestir e usar telas em ralos de chão, tanques e pias podem evitar a entrada dos escorpiões e outros peçonhentos.
“Os encanamentos são locais bastante procurados por escorpiões. Por isso, o uso de equipamentos abertos em ralos facilita a presença deles no interior das residências. Como medida de prevenção e segurança aos moradores, já existem no mercado dispositivos que impedem a entrada de escorpiões, insetos e também de pequenos roedores pela tubulação”, explica Regina Montandon.
Tampas para ralos sem furos ou peças que possibilitam o fechamento da caixa sifonada são algumas das alternativas. Os acidentes normalmente acontecem com as crianças, que acabam brincando próximo aos esconderijos dos escorpiões e esbarram neles sem querer ou até mesmo brincando com o animal, por não conhecerem o perigo que estão enfrentando.
Caso picado, o efeito é instantâneo e o atendimento médico deve ser realizado no menor tempo possível, no máximo em três horas. A picada é dolorida e não deixa uma marca específica, dificultando saber o local exato. A dor é intensa, similar a sensação de queimadura e latejamento, podendo se espalhar por todo o membro afetado. Pode apresentar aspecto semelhante à picada de uma abelha ou vespa, com inchaço e vermelhidão. É preciso levar a vítima o quanto antes ao pronto-socorro para tomar o soro antiescorpiônico, utilizado para combater a toxina do Escorpião Amarelo. Em caso de picada do animal, você pode ainda ligar para o SAMU (192).