Informação com Credibilidade

Carmo do Rio Claro-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasSaúde

SECRETARIA DE SAÚDE ESCLARECE CASO DE PACIENTE À ESPERA DE CIRURGIA

Nos últimos dias, o caso de um paciente carmelitano à espera de uma cirurgia ganhou notoriedade ao ser postado pela família nas redes sociais. Giovane Luiz Pereira, mais conhecido como Zaca, aguarda uma cirurgia de Plexo braquial, que consiste em um conjunto de nervos formado pelo ramo anterior da medula espinhal dos quatro nervos cervicais e o primeiro nervo torácico. Esse plexo se estende desde a medula espinhal, através do canal cervical axilar, sobre a primeira costela, e na axila.

A lesão dessa rede de nervos geralmente acontece quando o braço é puxado ou esticado à força ou a cabeça e o pescoço são puxados à força para longe do ombro. Lesões leves do plexo braquial podem curar sem tratamento, mas lesões mais graves podem exigir cirurgia para recuperar a função do braço ou da mão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente passou por atendimento com o Neurologista Dr José Fernando Córdova, no dia 04 de dezembro, que indicou esta cirurgia.

O procedimento é considerado de alta complexidade, cujo a referência é o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, para onde o caso já foi encaminhado. Porém, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esse hospital é referência de alta complexidade para todo o estado de Minas Gerais, o que faz com que os atendimentos feitos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), venham a demorar quando se trata de uma cirurgia eletiva.

A prefeitura, por lei, só pode arcar com os custos de uma cirurgia de alta complexidade, mediante decisão judicial.