Informação com Credibilidade

Belo Horizonte-MGCidadesDepartamentosDestaquesNotíciasSaúde

UFMG PODERÁ DESENVOLVER REMÉDIO CONTRA COVID

Novos medicamentos contra a Covid-19 poderão ser desenvolvidos a partir de testes de uso de antivirais liderados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, a instituição de ensino busca voluntários para a pesquisa clínica, que poderá estabelecer um novo cenário para o tratamento da doença.

Coordenador do projeto, o médico Mauro Teixeira, professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), explica que já existem alguns antivirais, não necessariamente no mercado brasileiro, que podem funcionar contra o coronavírus. No entanto, a meta em médio e longo prazo é desenvolver algo novo, tendo em vista que o vírus passa por mutações e já não é o mesmo do ano passado, por exemplo.

“O objetivo é trabalhar no desenvolvimento de novos antivirais, já que os disponíveis podem se tornar obsoletos. Hoje, a doença é diferente do que era no começo do ano. A maioria das pessoas tem sintomas leves. Quem tem sintomas mais pesados, geralmente, são pessoas mais velhas ou com outras doenças, como hipertensão descontrolada”, destaca ele, lembrando que a ideia é focar o tratamento justamente nesses pacientes.

“O objetivo é que não se tenha somente vacinas eficazes, mas também antivirais, um conjunto de coisas e possibilidades para tratar a Covid-19”, diz ele.

Testes

Atualmente, a UFMG busca voluntários para participar dos testes. Os interessados devem ter entre 18 e 50 anos e devem ter tido sintomas da doença há menos de quatro dias. As inscrições podem ser feitas enquanto durar o pico da doença e até completar o número de 200 participantes no estudo.

De acordo com a Federal, o acompanhamento dos pacientes é feito no Centro de Saúde Jardim Montanhês. Já a etapa laboratorial é desenvolvida no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos e no Laboratório de Biologia Integrativa do ICB-UFMG. Os estudos contam ainda com financiamento da Wellcome Trust e em colaboração com a Universidade Oxford/Moru Tropical Health.

Para se candidatar, os interessados devem ligar ou enviar mensagens para o número (31) 99509-7634.

Via O Tempo